Certificado de aprovação de EPI: confira sua importância

3 minutos para ler

O certificado de aprovação de EPI (Equipamento de Proteção Individual) é fundamental para assegurar a qualidade e eficácia do item. O Departamento de Segurança no Trabalho de uma empresa tem como principal objetivo proteger a todos os colaboradores durante o desempenho de suas funções. É por essa razão, que ele trabalha sempre aliado a questões legais.

Assim, o certificado não é uma mera burocracia, mas uma forma de conhecer a procedência e qualidade do item adquirido. Trata-se de uma garantia estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que comprova o equipamento ter sido testado e estar apto para comercialização e uso. Tais testes avaliam resistência, durabilidade e conforto, entre outras questões. Portanto, um equipamento certificado oferece tudo o que o seu colaborador precisa em termos de segurança.

Quer saber mais sobre o certificado de aprovação de EPI? Acompanhe abaixo nosso artigo.

Como saber se o EPI é certificado?

Uma pergunta muito comum diz respeito a como saber se o equipamento em questão é certificado. Na verdade, ele pode ser visualizado a partir de um código impresso no equipamento. Normalmente, virá sob a sigla CA, seguida de cinco dígitos numéricos. Uma vez encontrado o número, basta acessar esta sessão do site do Ministério do Trabalho e Emprego e fazer a consulta para averiguar a validade do certificado.

O certificado de aprovação expira?

Assim como a maioria dos documentos nesse sentido, o certificado de aprovação do EPI também tem o seu prazo de validade. O sistema de avaliação é o SINMETRO (Sistema Nacional de metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). Para equipamentos que passaram pela sua rigorosa avaliação, o prazo do certificado se condiciona às normas do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Para os que passaram por avaliações em outros órgãos, o prazo é de 5 anos, após o qual deverá ser renovado.

Quem emite esse documento?

Para a certificação, os EPIs são avaliados por laboratórios credenciados na Secretaria de Inspeção do Trabalho, órgão afiliado ao Ministério do Trabalho e Emprego. Também há os casos nos quais ele é emitido pelo SINMETRO. Em ambas as situações, indica-se que o equipamento passou pelos testes necessários e oferece a segurança e qualidade de que você precisa.

Por que comprar EPIs certificados?

O Departamento de Segurança e Saúde no trabalho tem algumas exigências para a fabricação de EPIs. Esses são os critérios avaliados durante os testes para certificação. Vale lembrar que tais análises envolvem tudo o que um equipamento precisa para cumprir suas funções de segurança. Quando você adquire um produto certificado, está na verdade levando toda essa eficiência para a sua empresa.

Como se pode ver, o certificado de aprovação do EPI é uma espécie de garantia de qualidade e eficiência. Por isso, é fundamental buscar fornecedores que atendam corretamente a esses requisitos. Vale ainda lembrar que o restante do trabalho, como a conscientização dos colaboradores, também é de sua responsabilidade.

Se este artigo foi útil para você, não deixe de ler também este sobre validade e vida útil de um EPI.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-