Entenda a importância do EPI para os colaboradores da empresa

3 minutos para ler

Seja em pequenas, médias ou grandes empresas, preocupar-se com a segurança do trabalho e o conforto dos colaboradores deve ser prioridade em qualquer ambiente de trabalho! Desse modo, cabe ressaltar a importância do EPI em situações em que há tarefas que representam algum tipo de risco à saúde humana, como riscos físicos, químicos, biológicos etc.

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) nada mais são do que uma série de dispositivos de segurança — de uso obrigatório —  que têm como objetivo principal minimizar riscos e resguardar a integridade física do colaborador em questão. Capacetes, luvas, respiradores e óculos são exemplos desses equipamentos de proteção, os quais necessitam ser especificados de acordo com a natureza do risco presente nas tarefas exercidas.

Dessa maneira, conheça mais sobre os EPIs e veja as razões pelas quais uma empresa deve investir na sua aquisição!

Respeitando à legislação

A Norma Regulamentadora 6 (NR 6) determina que todo empregador deve, por obrigação, fornecer a linha completa de EPIs para todos os seus colaboradores, sempre que se fizer necessário, de maneira integralmente gratuita e em perfeitas condições de uso. Além disso, a reposição desses equipamentos deve ser realizada de forma imediata e sem custos adicionais ao empregado.

Sendo assim, caso a empresa desrespeite algumas dessas condições, estará sujeita a multas trabalhistas, bem como ao confisco de materiais e equipamentos. Outro problema ao infringir essa norma é a possibilidade de responder judicialmente por crime trabalhista, caso haja algum acidente de trabalho na empresa.

Evitando acidentes de trabalho

O Brasil, infelizmente, ocupa a quarta colocação no ranking mundial de acidentes de trabalho, vitimando milhares de colaboradores. Uma das principais causas dessa indesejada colocação é, sem dúvidas, a negligência para com os EPIs.

A obrigatoriedade do uso correto e contínuo dos EPIs ajuda consideravelmente a reduzir o número de incidentes de trabalho, além de minimizar os impactos em casos de acidentes. Isso porque, além de proporcionar conforto aos colaboradores, os EPIs garantem ao corpo humano isolamento físico (evitando cortes, torções, pancadas etc), químico (protegendo de intoxicação por fluidos corrosivos, por exemplo) e biológico (impedindo contaminações virais e bacterianas).

Garantindo a saúde dos colaboradores

Há tarefas em ambientes industriais que são impossíveis de serem executadas sem o auxílio dos EPIs. Exemplificando, para colaboradores que atuam na construção civil, a não utilização de capacete de segurança pode acarretar em risco de morte, uma vez que há riscos tanto de choque elétrico quanto o de impacto com objetos em queda livre.

Desse modo, providenciar equipamentos de proteção é sinônimo de mais segurança para o colaborador, assegurando tanto a saúde quanto o conforto!

A importância dos EPIs fica ainda mais compreensiva após analisarmos esses parâmetros e acima de tudo, eles jamais devem ser considerados como custo ou gasto desnecessário, mas sim, como um investimento! Isso se deve ao fato deles reduzirem os acidentes de trabalho, garantirem o bem-estar dos empregados, evitarem problemas com colaboradores e, sobretudo, resguardarem a saúde humana.

Achou interessante o conteúdo? Então, assine a nossa newsletter e tenha acesso a mais informações sobre segurança do trabalho!

Você também pode gostar

2 thoughts on “Entenda a importância do EPI para os colaboradores da empresa

  1. Parabéns pelas postagens e assuntos técnicos bem direcionados ao conteúdo da matéria. Ser um profissional hoje nas áreas de SST, ficou mais fácil, atraente e gratificante, pelo que se encontram no mercado, em todos os sentidos. Dá prazer em acessar páginas com conteúdos tão profissionais como esses. Hoje já me encontro aposentado na área de sst, cujo início se deu em meados de 1978,(em uma grande Mineração do Grupo Votorantim, em Niquelândia-GO), quando tudo se iniciava(até a 3.214/78)…sendo prova viva disso e da evolução que houve. com tantas gentes ótimas como vcs e demais equipe, que proporcionam esses materiais/assuntos/apoio, fazendo chegar até aos profissionais em sst, com objetivos de tão somente, salvar Vidas e Patrimônios. Parabéns. 01/03/2019. Um Xonado na área de SST….sempre.

    1. Olá, Mauricio Lourenço.

      Agradecemos a mensagem!

      É gratificante saber que nosso conteúdo está sendo bem recebido, ainda mais de um profissional com tanta história de SST.

      É um assunto de extrema importância e que merece a atenção de empresas e colaboradores.

      Muito obrigado,
      Equipe Delta Plus.

Deixe uma resposta

-