Por que analisar a qualidade do EPI? Entenda os impactos
A qualidade do EPI (Equipamento de Proteção Individual) é fundamental para que ele realmente cumpra seu propósito de segurança do usuário. Algumas modalidades e ambientes de trabalho expõem os colaboradores a riscos específicos. Nesse rol, podemos citar as quedas de altura, os acidentes com maquinários e ferramentas e as intoxicações por inalação de determinadas substâncias.
Entretanto, as pessoas que desempenham tais funções não estão simplesmente condenadas a sofrer com essas consequências. Existem meios de atenuar os riscos, preservando, assim, a saúde e integridade dos envolvidos. Eis o papel fundamental do EPI: proteger o trabalhador de acidentes de trabalho e, até mesmo, de desenvolver algumas doenças decorrentes da função.
Quer entender melhor por que é necessário avaliar a qualidade desses equipamentos? Acompanhe a leitura abaixo.
Conformidade com a NR6
A NR6 é uma norma regulamentadora, instituída pelo Ministério de Trabalho que aborda sobre os EPIs. Nela, estão descritas as responsabilidades da empresa quanto ao seu fornecimento, a necessidade de escolher o tipo correto para cada trabalho e as premissas para que ele seja usado e conservado corretamente. Por essa razão, é dever do responsável pela segurança no trabalho buscar equipamentos certificados e conhecer a sua real procedência.
Compromisso do fornecedor
Na hora de escolher o fornecedor, não basta buscar o menor preço. É necessário avaliar o custo-benefício de cada opção. Considere comprar apenas de empresas que contam com as certificações necessárias, trabalham com boas marcas e oferecem equipamentos que também são confortáveis. Lembre-se de que, se o objetivo é a segurança, o colaborador também precisa sentir-se confortável durante o seu uso.
Qualidade X conscientização
Não basta escolher EPIs de qualidade, você deve conscientizar seus colaboradores sobre o seu uso correto e oferecer treinamentos acerca da maneira certa de fazê-lo. Também, cada um precisa ser responsável pela conservação e limpeza dos equipamentos que utiliza. O que acontece é que, quando o produto é de baixa qualidade, mesmo seguindo a todas as outras premissas, ele pode se degradar ou não oferecer a proteção adequada.
Durabilidade do produto
Todo EPI tem um prazo de validade e uma vida útil. Você precisa ficar atento a isso na hora de escolher. A diferença de um equipamento de boa qualidade para outro inferior é que o primeiro vai realmente funcionar pelo período estabelecido, enquanto o segundo pode perder a sua eficácia bem antes disso. É claro que você precisa ficar atento à degradação do item mesmo quando o equipamento conta com todos os certificados. Mas, nesse caso, é garantido por lei que ele deve cumprir tais prazos.
Como se pode ver, a qualidade do EPI jamais deve ser negligenciada. Você precisa levá-la em conta, ainda que isso signifique pagar um pouco mais caro. Lembre-se de que você vai ganhar tanto na durabilidade do produto quanto fato de que ele efetivamente vai ajudar a proteger o seu colaborador de acidentes e outras intercorrências. E você ainda tem a vantagem de estar em dia com a legislação.
Está a procura dessa qualidade? Conheça a Delta Plus! Veja nossa linha de produtos de alta performance para sua empresa!