Saúde mental do trabalhador: quais os impactos da pandemia? Veja!

3 minutos para ler

Você já parou para pensar no quanto a pandemia pode afetar a saúde mental do trabalhador? Em recente pesquisa, desenvolvida pelo Instituto Bem do Estar e pela NOZ Pesquisa, concluiu-se que cerca de 53% das pessoas estão sofrendo alterações de humor durante a pandemia. Estas vão desde medo excessivo (71%), preocupação (70%), desânimo (56%) e sensação de algo ruim está sempre prestes a acontecer (51%).

Tais questões só refletem o quanto a necessidade de isolamento social, aliada aos riscos de contrair o vírus da Covid-19, traz alterações psicológicas que, se forem ignoradas, podem acabar se tornando um problema mais sério. Pensando em trabalhos em situação de riscos, a questão pode se agravar ainda mais, já que os reflexos, o raciocínio e a proatividade também podem ser alterados.

Quer entender melhor os impactos da pandemia na saúde mental do trabalhador? Acompanhe abaixo nosso artigo sobre o assunto.

Principais alterações psicológicas

Um trabalhador que atua em ambiente com riscos está mais propenso a acidentes quando está psicologicamente abalado. Entenda essa relação.

Déficit de atenção

Uma mente sobrecarregada certamente resulta em dificuldades de concentração. Assim, quando o trabalhador está pensando nos riscos que ele e sua família correm, ele pode acabar se desconcentrando de suas atividades.

Estresse

Sabemos que o estresse pode trazer diversas consequências, até mesmo um risco aumentado de problemas cardiovasculares. Quando pensamos em curto prazo, o estresse causado pela pandemia faz com que as pessoas se sintam mais cansadas e menos dispostas em seu ambiente de trabalho.

Síndrome do pânico

Algumas pessoas têm uma predisposição maior a doenças psicológicas, como depressão e síndrome do pânico. A pandemia pode, nesses casos, servir como uma espécie de gatilho que vai desencadear o desenvolvimento desses transtornos, ou mesmo uma recaída, caso algum episódio já tenha ocorrido.

Cuidados com o colaborador

Embora a empresa não seja inteiramente responsável por atenuar tais impactos, cabe a ela fazer sua parte nesse sentido. Entenda de que forma isso pode acontecer.

Plano de saúde

Oferecer plano de saúde aos trabalhadores permite que eles cuidem melhor da saúde, tanto física quanto mental, durante esse período. Assim, seu colaborador poderá fazer terapia ou mesmo acompanhamento psiquiátrico, em casos mais sérios.

Prática de exercícios

Estimular a prática de exercícios físicos, tanto a partir da conscientização, quanto de medidas mais efetivas, como a implantação da ginástica laboral, é uma forma de aumentar os cuidados com a saúde. Assim, é importante buscar sempre abordar essa questão de forma didática e empática.

Atendimento psicológico

Durante a pandemia, alguns psicólogos vêm se especializando e oferecendo planos especiais, em vista da grande necessidade dos cuidados com a saúde psicológica. Você pode buscar uma parceria com empresas especializadas nesses cuidados, de modo a oferecer acompanhamento aos seus colaboradores.

A saúde mental do trabalhador pode ser preservada com a ajuda da empresa. Para isso, é importante estar sempre disposto a ouvi-lo e oferecer ferramentas para que ele busque a solução para suas questões. Quando o diálogo é aberto, podem surgir excelentes ideias a partir de sugestões.

Se este artigo foi útil para você, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais.

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-