Quer saber como montar um plano de segurança do trabalho?

4 minutos para ler

Você sabe como montar um plano de segurança do trabalho? Infelizmente, o Brasil é um dos países em que mais ocorrem acidentes de trabalho no mundo, ocupando a quarta colocação mundial nesse triste ranking. Essa realidade expõe uma necessidade urgente de promover mais medidas preventivas em ambientes industriais. Nesse contexto, ganha destaque a elaboração do plano de segurança no trabalho, visto que é uma ótima ferramenta para a garantia da saúde dos colaboradores.

Seja em uma empresa de pequeno porte, seja em uma indústria de grande porte, se há atividades que demandam certa exposição aos riscos ocupacionais, obrigatoriamente, a empresa deve providenciar um plano de segurança para a sua equipe de trabalho. Cabe destacar que essa exigência, além de assegurar a saúde humana, alinha a companhia com as leis trabalhistas, visto que há normas regulamentadoras que precisam ser respeitadas. Sendo assim, confira tudo sobre como montar um plano de segurança do trabalho!

O conceito de plano de segurança e a sua importância

O plano de segurança em uma indústria nada mais é do que um conjunto de medidas preventivas que têm o objetivo de promover a segurança em um ambiente de trabalho. Dessa maneira, quando há algum risco (biológico, físico ou químico) em um determinado posto de trabalho, o plano de segurança procura identificá-lo, mensurá-lo e, posteriormente, minimizá-lo (e, em algumas ocasiões, até eliminá-lo).

Essa prática preventiva é extremamente importante, pois, é a partir dela, que se consegue combater o alto número de acidentes de trabalho no Brasil, uma vez que ela possibilita a antecipação das demandas de risco e perigo.

A elaboração de um plano de segurança

Adotar um plano de segurança em uma empresa não requer grandes investimentos, tampouco é uma tarefa complexa. Em outras palavras, a sua adoção é algo extremamente simples — basta colocar em prática certas ações preventivas de segurança.

Realize a Análise Preliminar de Risco

Providenciar uma Análise Preliminar de Risco (APR) é essencial para quem busca realizar um plano de segurança. Isso pelo motivo de que a APR tem a metodologia de identificar/calcular previamente os riscos em um posto de trabalho para, posteriormente, viabilizar a atuação de colaboradores.

Desse modo, a equipe de trabalho só permanecerá em locais onde todos os riscos já foram reconhecidos, facilitando, assim, as medidas de segurança que têm a finalidade de eliminá-los (como o uso dos Equipamentos de Proteção Individual).

Promova treinamentos

Não faz sentido reconhecer os riscos, distribuir todos os EPIs adequados para a equipe de trabalho, mas não assegurar que os colaboradores tenham a devida capacitação quanto às melhores práticas de segurança do trabalho.

Dessa forma, é importante promover treinamentos para todos os colaboradores da empresa, pois algumas capacitações — como primeiros socorros; uso correto dos EPIs e evacuações de emergência — apresentam grande potencial de reduzir as consequências de um possível acidente de trabalho.

Realize manutenções preventivas

São vários os motivos que proporcionam acidentes de trabalho (cansaço, irresponsabilidade, pressa etc.). Entre eles, está a falha de máquinas e equipamentos. Exemplificando, é extremamente perigoso que um colaborador que atua com uma máquina de serra elétrica esteja perto desse equipamento quando ele apresentar falhas.

Por esse motivo, para quem almeja elaborar um bom plano de segurança, garantir que todos os equipamentos e máquinas passem pela devida manutenção preventiva é fundamental, evitando, assim, que haja falhas e, consequentemente, o surgimento de perigos no trabalho.

Portanto, após analisar o conceito de plano de segurança do trabalho, bem como os seus reflexos positivos, é fácil perceber o quão importante essa medida preventiva é para a redução do número de acidentes de trabalho nas indústrias. Vale ressaltar que, na dúvida quanto à sua elaboração, a busca por consultorias com uma equipe profissional torna-se necessária, para que, assim, as melhores medidas de segurança sejam tomadas.

Achou interessante o conteúdo? Então, siga nossas páginas nas redes sociais e veja também outros posts acerca de segurança do trabalho em geral.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-