Proteção ambiental nas empresas: como adotar a sustentabilidade?
A proteção ambiental vem se tornando uma preocupação cada vez mais comum nas empresas. Que ótimo! Preservar os recursos que o nosso planeta oferece é uma forma de reconhecer que as fontes de onde eles vêm não são inesgotáveis e, dessa forma, evitar a escassez no futuro. Trata-se de atitudes em que todos saem ganhando.
Há materiais que podem ser reciclados, é possível fazer o descarte correto de resíduos para que não poluam o meio ambiente e a água e energia elétrica só devem ser usadas conforme necessidade, sem desperdícios. Porém, tudo isso engloba uma mudança de hábitos que podem significar uma transformação cultural na empresa.
Se você deseja essa mudança, mas não sabe por onde começar, acompanhe abaixo nossas dicas para adotar a sustentabilidade em sua companhia.
Faça o descarte correto de resíduos
Resíduos químicos ou que possam poluir de certa forma o meio ambiente não devem ser descartados em lixo comum. É por isso que existem formas específicas para descartar eletrônicos, químicos, orgânicos e outros modelos que devem ser respeitados. Na dúvida, procure informar-se em sua cidade sobre a melhor forma de proceder com o lixo gerado pelos seus processos produtivos.
Reutilize água
Muito se fala em falta de água no planeta. Se não adotarmos o consumo consciente, essa previsão não mais tratará de um futuro distante. Sim, já existem locais onde a água é escassa e precisamos cuidar do nosso planeta nesse sentido. Assim, além de não desperdiçar, também é necessário reutilizar a água sempre que possível.
Invista em energia limpa
A energia elétrica também é gerada a partir da água e o seu desperdício representa uma agressão ao meio ambiente. Para ser sustentável nesse sentido, não basta apagar as luzes e desligar os equipamentos ao sair. Uma boa forma é investir em fontes alternativas de energia, como solar ou eólica.
Use equipamentos ecoeficientes
Para auxiliar na economia de energia, você pode, ainda, adquirir equipamentos que favoreçam essa prática. Existem no mercado máquinas que precisam de uma quantidade menor de energia para funcionar. Assim, você as mantém ligadas somente pelo tempo de uso e, enquanto isso, economiza a partir de um consumo menor. Como estamos falando de equipamentos modernos, eles não são menos eficientes. Muito pelo contrário: alguns são até mais potentes.
Empregue a tecnologia a seu favor
Todos sabemos que os sistemas de gestão otimizam o tempo dos colaboradores, elevando a sua produtividade. Mas esse não é o único papel da tecnologia no trabalho. Ela também pode se tornar uma importante aliada no quesito sustentabilidade. Um bom exemplo disso são os aplicativos que permitem avaliar a melhor forma de mobilidade para seus colaboradores, como alternativa para reduzir a emissão de CO2 na atmosfera.
Como se pode ver, a proteção ambiental tem tudo para se tornar prática diária em sua empresa. Entretanto, para que isso aconteça, é importante que todos os colaboradores estejam conscientes e alinhados. Você pode oferecer treinamentos e palestras nesse sentido, além de estar sempre aberto a novas ideias que auxiliem no processo.
Se este artigo foi útil para você, não deixe de nos seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn.