Entenda como motivar os funcionários a participarem da SIPAT

3 minutos para ler

Motivar funcionários a participarem da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes) pode soar como um grande desafio para gestores na área de segurança no trabalho. É comum que muitas pessoas ainda apresentem resistência diante da possibilidade desse tipo de evento. Alguns podem julgá-lo desnecessários ou, até mesmo, “uma perda de tempo”.

Nesse caso, cabe à empresa tomar algumas medidas para auxiliar na conscientização e, consequentemente, na motivação para participar. Entender que muitos acidentes podem ser evitados apenas com a alteração de pequenos detalhes do dia a dia faz com que o seu colaborador se sinta “cuidado” e valorizado pela empresa. É essa vertente que deve ser abordada (ainda que indiretamente) na hora da motivação.

Quer entender melhor como fazer isso? Acompanhe abaixo nossas dicas de ouro.

Ofereça recompensas aos mais engajados

Não estamos dizendo que você precisa fazer da participação na SIPAT uma moeda de troca, mas o colaborador pode sentir-se mais motivado quando ele sabe que receberá uma recompensa para a participação. É claro que apenas a segurança proporcionada já seria suficiente para tal, mas normalmente as pessoas precisam de um incentivo a mais. Assim, sortear brindes ou, mesmo, oferecer pontos em alguns programas da empresa são atitudes que podem trazer grandes resultados.

Faça atividades dinâmicas

Se a SIPAT em sua empresa consiste apenas em palestras que seus colaboradores assistem passivamente, o desinteresse será natural. Convenhamos: ficar o dia todo sentado ouvindo pessoas com tons de voz monótonos e engessados desanimaria até você, que defende a segurança no trabalho. O ideal é propor à CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) algumas ideias mais dinâmicas. Expor o conteúdo a partir de peças teatrais e sessões de stand-up são apenas alguns exemplos.

Integre teoria e prática

Além das atividades mais dinâmicas, você pode propor ações que permitam ao colaborador aplicar o que foi aprendido. Assim, realizar algumas atividades práticas ajudam as pessoas a perceberem de que forma tudo acontece no dia a dia. É importante conscientizar de que todo o conteúdo apresentado nesse evento tem um propósito no sentido de aumentar a segurança no trabalho.

Conscientize a todos dos benefícios

A SIPAT traz diversos benefícios para todos em sua empresa. É importante não só falar, mas mostrar às pessoas de que forma eles impactam seu trabalho. Durante o evento, o conhecimento deve ser transmitido de forma leve e agradável, não deve soar como uma obrigação maçante. Além disso, mostre que as medidas, quando aplicadas corretamente, ajudam a melhorar o clima organizacional, já que se cria uma política de valorização e proteção a todos.

Como se pode ver, motivar funcionários a participarem da SIPAT está longe de ser uma missão inalcançável. Com algumas pequenas atitudes, é possível oferecer informação aos seus colaboradores de maneira inteligente e prazerosa. Tal questão tende a ser valorizada quando entendida como preocupação e cuidado. Se você conseguir aliar todos esses itens, certamente terá um evento de sucesso.

Quer entender melhor o que é a SIPAT e de que forma organizá-la? Não deixe de ler também este artigo sobre o tema.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-