Cultura de segurança: 6 ações para implementá-la na sua empresa!

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A conscientização sobre a importância de cuidar da saúde e da integridade de colaboradores está a cada dia se expandindo nas empresas. Mais que implementar medidas e se adequar às normas existentes nesse sentido, fala-se muito sobre a cultura de segurança, que consiste em um trabalho conjunto, em que todos estão alinhados com o objetivo de criar um ambiente de trabalho seguro.

Tal pensamento coletivo se desenvolve a partir de ações de conscientização e treinamentos, e todos têm o seu papel. Assim, o colaborador vai usar o EPI (Equipamento de Proteção Individual) não só porque “a lei e a empresa o obrigam”, mas porque ele entende que é uma forma inteligente de evitar acidentes de trabalho, por exemplo. Também é importante todos saberem utilizá-lo corretamente, além de ter noções de como agir em situações de emergência.

Quer implantar uma cultura de segurança em sua empresa e não sabe bem por onde começar? Então, fique atento às nossas dicas.

1. Desenvolva uma análise de riscos

Para evitar os riscos, é necessário, antes de mais nada, conhecê-los. Assim, o primeiro passo é fazer uma análise de todos os trabalhos desempenhados em sua empresa e dos riscos inerentes a eles. Avalie se há colaboradores atuando em altura, se há riscos de queda de peças sobre as pessoas e se existem fatores que as expõem a ponto de desenvolver doenças ao longo do tempo.

2. Ofereça treinamento aos colaboradores

Não basta você mesmo conhecer os riscos da sua empresa: seus colaboradores também precisam entendê-los e saber o que fazer para atenuá-los. Assim, você pode oferecer treinamentos que explicam essas questões, além de instruí-los sobre as formas corretas de utilizar os EPIs e demais medidas de segurança.

3. Avalie a qualidade do trabalho

A qualidade do trabalho também sofre os impactos da questão da segurança. Um trabalhador que está permanentemente em risco pode sentir-se desmotivado e, assim, o seu desempenho será abaixo do esperado. Uma vez que todos estão envolvidos nos cuidados no ambiente de trabalho, a produtividade só tende a aumentar.

4. Certifique-se de que todos seguem as normas

Uma vez que todos conhecem as normas e sabem o que devem fazer para segui-las, é importante atestar se estão, de fato, fazendo todo o possível e necessário para evitar acidentes e intercorrências no ambiente de trabalho. Assim, certifique-se de que todos realmente entendem os riscos e a importância de prevenir-se contra eles.

5. Corrija erros

Nesse processo, pode ser que você note alguns erros, seja na implementação de medidas, seja na falta delas. É importante identificar essas falhas e trabalhar para corrigi-las. Lembre-se de que nem tudo começa perfeito desde o primeiro momento. É necessário um trabalho contínuo e gradativo, até que todos os pontos se ajustem.

6. Invista em inovações

O mercado está cheio de inovações, seja no quesito EPIs, seja nos treinamentos disponíveis para segurança no trabalho. Estar atento a essas tendências é uma forma efetiva de oferecer sempre o melhor aos seus colaboradores. O retorno — em segurança e em qualidade — será certo.

Como se pode ver, a cultura de segurança só pode ser criada quando todos estão envolvidos. Assim, se cada um fizer a sua parte, sempre pensando tanto no individual quanto no coletivo, os resultados virão de forma rápida e surpreendente.

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