Quais os 4 principais riscos de acidentes na construção civil e como evitá-los?

3 minutos para ler

Os acidentes de trabalho na construção civil podem ser extremamente graves e gerar uma série de danos e complicações para a saúde do profissional e para a empresa como um todo. Por isso, é importante saber quais são os principais problemas que podem ocorrer e como evitá-los.

Conhecendo as principais ocorrências, é possível traçar planos de mitigação de riscos e ter mais sucesso em sua jornada. Por isso, confira os 4 principais riscos de acidentes na construção civil e defina estratégias para mitigá-los.

1. Quedas de nível

A construção civil trabalha, com certa constância, com atividades realizadas em altura. Consequentemente, um dos grandes problemas enfrentados é, justamente, as quedas de nível, ou seja, quando a pessoa cai de uma determinada altura.

Essa é uma das principais causas de acidentes e mortes na construção civil e, normalmente, ocorre por dois tipos de problemas:

  • falta de treinamento para os profissionais;
  • uso inadequado do EPI.

2. Choques elétricos

Outro ponto que exige atenção na construção civil para acidentes é a possibilidade de choques elétricos. Isso vale tanto pela instalação de fiação nos edifícios quanto pelo uso dos equipamentos, cuja maioria esmagadora trabalha com eletricidade.

Fios expostos ou sem manutenção podem levar a choques e prejudicar a saúde dos profissionais, elevando o risco de morte. Além disso, o contato do equipamento com a água pode trazer problemas.

Por isso, uma forma de prevenção é adotar as medidas trazidas pela NR-10, além do uso dos equipamentos de proteção adequados.

3. Uso de ferramentas sem proteção

Outro fator que leva a um número elevado de acidentes de trabalho é o uso de ferramentas sem proteção. Na construção civil, temos diversos equipamentos que operam de forma perfurocortante e que podem causar acidentes graves no dia a dia.

Para evitar essa questão, é fundamental contar com as medidas abordadas pela NR-12, que aborda, justamente, a prevenção de acidentes com máquinas e equipamentos.

4. DORT e LER

Acredite, um tipo de acidente de trabalho muito comum nesses ambientes são as lesões causadas por esforços repetitivos, resultando em DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho) e LER (Lesão por Esforço Repetitivo).

Ambas podem levar ao afastamento do profissional por causarem problemas crônicos para saúde deles. Por isso, é importante adotar um ambiente ergonômico e saudável.

Para combater os riscos de acidentes na construção civil, é importante adotar algumas medidas essenciais, entre elas:

  • realizar treinamentos com seus colaboradores;
  • atualizar o negócio em relação às NRs;
  • não deixar de contar com EPIs de qualidade;
  • sinalizar o risco em todos os pontos que ele surgir na empresa;
  • ter um mapa de riscos no negócio, com a classificação adequada.

Os EPIs estão entre as formas mais adequadas de proteger seus colaboradores. Por isso, não deixe de estar atento para a conscientização deles no dia a dia, promovendo treinamentos para o uso obrigatório e demais informações.

Para isso, conte com bons fornecedores para isso. E a Delta Plus pode ser sua aliada para reduzir os riscos de acidentes na construção civil.

Aproveite e conheça nosso conteúdo sobre os principais EPIs para trabalho em altura e entenda sua importância. Tire suas dúvidas sobre o assunto.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-