Riscos ambientais no trabalho: entenda como funciona

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É estranho pensar que o seu local de trabalho pode oferecer algum dano, mas, infelizmente, isso é uma realidade. Muitos serviços exigem que o funcionário passe por situações de perigo, sendo categorizadas como riscos ambientais no trabalho.

Mas, apesar de existirem, podem e devem ser evitados pela empresa e seus funcionários. Isso porque, quando os procedimentos operacionais são realizados de forma correta, juntamente ao uso dos equipamentos de proteção, diminuem os riscos no trabalho e para a saúde do colaborador.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, preparamos este post para explicar a categorização dos riscos ambientais, como eles funcionam e a maneira de preveni-los. Continue a leitura e confira!

O que são os riscos ambientais no trabalho e quais são seus tipos?

Os riscos ambientais no trabalho são os agentes que causam danos à saúde e segurança do trabalhador, sendo estes causados por diversos fatores. Entre os tipos, podemos citar:

Agentes químicos

São aqueles resultantes do processamento e manuseio de matérias-primas, como vapores, neblinas e gases, que são absorvidos após inalar ou ter contato com a pele, poeira ou névoas.

Agentes físicos

Decorrentes dos processos e equipamentos de produção, por exemplo, temperaturas extremas, pressões anormais, vibrações e ruídos.

Agentes biológicos

Provenientes da modificação, transformação e manipulação de seres vivos microscópicos, como vírus, bactérias, parasitas e entre outros.

Como funciona o RAT (Riscos Ambientais no Trabalho)?

Existem vários tipos de empresas, assim como diferentes setores e processos. Com isso, cada uma apresentará a possibilidade de um tipo de risco distinto à integridade física de seus funcionários. Dessa forma, é preciso ter total conhecimento sobre esses processos, a fim de saber quais riscos eles dispõem.

Como podem causar danos à saúde do profissional?

Os riscos que os agentes podem causar à saúde do profissional são decorrentes de alguns fatores, como o da sua natureza, concentração, intensidade, tempo de exposição ou por falta de equipamentos de proteção individual ou coletivo, apropriados no ambiente de trabalho.

Como preveni-los?

Para prevenir os riscos ambientais no trabalho, é preciso seguir as exigências das Normas Regulamentadoras. A empresa deve fornecer os EPIs e EPCs adequados, como também ter um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), promovendo a consciência de toda a organização.

Além disso, para ter mais segurança, o ambiente deve ser bem iluminado, com máquinas devidamente sinalizadas, e ainda contar com a adesão de um mapa de riscos, cujo documento expressa os graus dos riscos presentes nos locais, sendo de simples compreensão. Tanto os equipamentos de segurança quanto o mapa de riscos devem estar em locais de fácil acesso, para melhor visualização dos empregados.

Seja funcionário, seja gestor de empresa, todos aqueles que estarão em contato direto com os riscos ambientais no trabalho devem conhecê-los profundamente, observando todas as áreas e, acima de tudo, os setores nos quais atuam. Tudo isso é importante para estar a par dos sistemas de prevenção da empresa e sobre como trabalhar constantemente de maneira segura. Assim, consegue-se evitar todo e qualquer tipo de dano à saúde do colaborador.

Este conteúdo foi interessante para você? Então, aproveite a visita e veja como gestão de segurança do trabalho pode ser importante para as empresas e proporcione mais tranquilidade para seus funcionários.

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