Afinal de contas, o que significa AET? Entenda!
Garantir a saúde dos colaboradores é tanto um dever ético quanto uma obrigação legal de qualquer empresa. Nesse contexto, diversos aspectos e pontos de atenção devem ser considerados dentro da organização, sendo que a ergonomia deve fazer parte desse processo.
É aí que entra a Análise Ergonômica do Trabalho (AET), um processo exigido pela Norma Regulamentadora nº 17 (NR 17) e que deve ser realizado para identificar riscos e correções no que se refere à ergonomia das atividades realizadas pelos colaboradores. Entender o que é e como realizar a AET é, portanto, fundamental.
Quer saber o que significa AET e entender os principais elementos desse processo? Continue a leitura e descubra!
O que é ergonomia?
Ergonomia é o nome dado à ciência que estuda a interação entre o ser humano e o trabalho, incluindo ambiente, máquinas e equipamentos utilizados nas atividades. Isso significa que a ergonomia se refere ao entendimento sobre a melhor forma de realizar as atividades, evitando lesões, adoecimentos e, até mesmo, sobrecarga dos colaboradores.
A análise da altura das mesas, distância entre computadores e a cadeira do colaborador, planejamento de máquinas confortáveis para o trabalho e outros elementos fazem parte da ergonomia.
O que significa AET?
AET é a sigla para Análise Ergonômica do Trabalho. Esse é um processo exigido pela NR 17 que tem como objetivo analisar as condições de trabalho dentro de uma organização e, a partir disso, identificar problemas ou riscos para os trabalhadores.
A AET também inclui uma proposta de planos de ação para que a situação de trabalho seja adaptada aos colaboradores, minimizando os riscos à saúde. Dessa forma, com a AET, você é capaz de diagnosticar os principais problemas e, a partir disso, criar planos de ação para solucioná-los.
Quais as diferenças entre AET e laudo ergonômico?
Quando se fala em AET, muitas pessoas pensam em um outro processo que também está relacionado à ergonomia da empresa: o laudo ergonômico. A confusão é justificada, uma vez que ambos os processos são determinados pela NR 17 e estão interligados na empresa.
O laudo ergonômico é um documento no qual são descritas as condições de trabalho de determinada companhia. Dessa forma, ele consiste em um documento emitido pela organização e que deve ser enviado aos órgãos competentes, atestando as condições de ergonomia da sua empresa.
Já a AET é um processo completo de análise das condições de trabalho. Dessa forma, a AET precede o laudo ergonômico, sendo que esse documento deve ser derivado da análise realizada anteriormente.
Quais são os passos para a realização da AET?
Agora que você já sabe o que significa e quais são os objetivos da AET, é hora de entender os principais passos para a realização desse processo. São eles:
- análise da demanda, incluindo a identificação da empresa, cargos, número de trabalhadores e outros elementos do ambiente de trabalho;
- definição das situações que precisam ser analisadas na AET;
- coleta de dados empíricos com os trabalhadores, no ambiente de trabalho;
- análise dos dados coletados de forma a identificar as conformidades, inadequações e riscos de cada uma das situações;
- planos de ação com cronograma para a implementação de melhorias.
Com este artigo, você entendeu mais sobre o que significa AET e quais são os passos para realizar esse processo. Também descobriu mais sobre o conceito de ergonomia e a diferença entre AET e laudo ergonômico. Portanto, aproveite essas informações para começar, agora mesmo, a realizar a Análise Ergonômica do Trabalho na sua empresa e dê mais um passo em direção ao cuidado da saúde dos seus colaboradores.
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