Entenda agora a função do LTCAT e quando é obrigatório
Eventuais riscos podem aparecer em qualquer empresa. Suas particularidades em relação a esses fatores expõem os trabalhadores, causando sérios prejuízos, quando não bem administrados pela gestão. Para isso, existe o Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho, o LTCAT.
Todo funcionário que faz a solicitação da aposentadoria especial precisa da comprovação feita pelo LTCAT. Mas muitos desconhecem sua função e, principalmente, quando esse laudo é obrigatório.
Para entender melhor o que é e como funciona esse documento, continue com a gente e saiba para que serve o LTCAT.
O que é e para que serve o LTCAT?
O LTCAT é um documento que registra os possíveis agentes nocivos à integridade física ou à saúde dos funcionários. Ele foi estabelecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, com a função de comprovar que o funcionário esteve ou pode estar exposto a um tipo de risco ambiental em seu horário de trabalho.
Em casos comprovados, pode ser confirmada a necessidade da aposentadoria especial do INSS. Assim, esse laudo contém tanto avaliações quantitativas e qualitativas em relação aos riscos quanto possíveis resoluções desses problemas.
Quais as informações contidas no LTCAT?
O documento informa para a Previdência Social os agentes de risco aos quais os trabalhadores estão expostos a partir da seguinte classificação:
- riscos químicos – produtos ou substâncias compostos que podem ser ingeridos, absorvidos pela pele ou por vias respiratórias;
- riscos biológicos – vírus, fungos, parasitas, bactérias, entre outros;
- riscos físicos – radiação, pressão, muitos ruídos, etc.
Outras informações que constam no LTCAT são:
- identificação da organização;
- identificação dos setores e suas funções;
- caso individual ou coletivo;
- descrição das atividades;
- identificação do agente de risco;
- análise da periodicidade e concentração da fonte nociva geradora;
- métodos de avaliação;
- propostas e medidas para o controle;
- conclusão do LTCAT com a assinatura do engenheiro de segurança ou médico do trabalho.
Qual a função do LTCAT?
O LTCAT é importante não só para fazer a avaliação das condições ambientais de trabalho e dos riscos expostos aos colaboradores, mas também sob um ponto de vista prático. Isso porque o LTCAT pode ser definido como um documento de base para a elaboração do Perfil Profissiográfico Previdenciário, o PPP. Esse perfil é uma apresentação do histórico laboral da vida do funcionário, mostrando todos os riscos a que ele já esteve ou está exposto.
É muito importante a empresa elaborar não só o PPP, mas também o Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho, pois, sem as quantificações dos riscos que o laudo apresenta, quando a organização não dispõe desse documento, haverá um problema maior no processo de aposentadoria do trabalhador, especialmente se houver aposentadoria especial.
Podemos concluir o quão essencial o LTCAT pode ser para uma organização e, por ser um documento previdenciário oficial, deve ser elaborado e expedido pelos profissionais habilitados de engenharia de segurança do trabalho ou de medicina do trabalho. A elaboração do laudo é obrigatória para todas as empresas que seguem os regimes da CLT, de acordo com a Lei 9.732 de 11/02/1998, e a não elaboração do registro está sujeita a multas dependendo da gravidade da violação.
Este conteúdo foi importante para você? Tem alguma dúvida? Então, deixe seu comentário, queremos saber a sua opinião.