Gestão de segurança do trabalho: entenda a importância para as empresas

4 minutos para ler

Garantir a segurança dos seus colaboradores nas atividades cotidianas é fundamental para permitir que os trabalhadores possam atuar com eficiência e tranquilidade ao mesmo tempo. Afinal, acidentes são inadmissíveis, principalmente por negligência. A gestão de segurança do trabalho, assim, cumpre um papel fundamental nas empresas.

Ela é responsável por verificar os principais riscos aos quais os funcionários estão submetidos, elaborar planos de ação para minimizá-los e fiscalizar as condutas internas no dia a dia.

Vamos mostrar, neste artigo, a importância dessa função e tirar as suas dúvidas sobre o tema. Boa leitura!

Redução de custos

Quando a gestão de segurança do trabalho realiza as suas ações de forma consistente, é possível ter uma redução de custos significativa em diversas partes do processo produtivo. Em primeiro lugar, como há uma maior segurança por parte dos colaboradores em suas ações, minimiza-se o índice de erros no local.

Além disso, quando um colaborador passa por um acidente de trabalho, ele pode ser imediatamente afastado e, com isso, a empresa arca com:

  • custos judiciais, em caso de ação trabalhista;
  • indenizações legais previstas em lei;
  • contratação de profissional temporário para substituição daquele que passou por problemas.

Melhora da qualidade de vida dos colaboradores

Trabalhar constantemente sob pressão pode ser altamente prejudicial para a saúde do colaborador. Para aqueles que trabalham em condições de risco, é fundamental ter medidas que garantam maior proteção e minimizem possíveis chances de acidentes e, até mesmo, de óbitos.

Imagine, por exemplo, para quem realiza trabalho em altura, como é sentir-se inseguro em suas práticas e, consequentemente, correr o risco de ter eventuais problemas em suas atividades. O trabalhador ficará tenso, nervoso e desatento e, consequentemente, haverá mais chances de eventuais questões que possam levar a acidentes.

Assim, há uma correlação muito contundente entre qualidade de vida e segurança ocupacional. Quando o profissional está seguro de suas atividades, ele tem benefícios, tais como:

  • maior tranquilidade;
  • minimização de riscos de queda de imunidade devido ao estresse e, consequentemente, redução dos riscos de doenças infecciosas;
  • redução de chances de desordens psicológicas, como crises de ansiedade, síndrome do pânico, depressão, entre outras, que podem gerar afastamento;
  • redução dos acidentes de trabalho, já que a pessoa estará menos estressada e mais focada em suas atividades, entre outros.

Aumento de produtividade

Maior qualidade de vida e maior sensação de segurança fazem com que o engajamento do trabalhador em sua atividade seja potencializado. Com isso, ele consegue realizar as suas funções com maior calma, mas, ao mesmo tempo, mais focado, elevando a produtividade.

Desse modo, além de colaboradores mais satisfeitos, a empresa ganha com redução de atrasos, cumprimento de prazos e maior satisfação dos seus clientes finais. E isso só é possível com uma gestão de segurança do trabalho eficiente.

Atendimento à legislação vigente

Outro ponto fundamental para adoção de uma gestão de segurança do trabalho é o cumprimento da legislação vigente. Afinal, há uma série de normas importantes adotadas para garantir maior proteção dos trabalhadores e, consequentemente, da empresa.

Exemplos são as Normas Regulamentadoras (NRs), que atuam como dispositivos complementares ao capítulo V da Consolidação das Leis Trabalhistas, sendo obrigações para as empresas.

Um profissional especializado, assim, será responsável por realizar todas as adequações para as normas vigentes e a verificação de seu cumprimento no dia a dia da organização. Com isso, são evitadas as sanções em caso de descumprimento do dispositivo legal.

A gestão de segurança do trabalho precisa, assim, ser implementada com excelência. Uma parte importante de suas funções está relacionada aos cuidados com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que permitem, assim, a proteção dos seus colaboradores. Mas, para isso, é fundamental que eles sejam de um fornecedor de qualidade.

Conheça, portanto, os produtos da Delta Plus e conte com a gente para fornecer os itens necessários para as suas atividades. Entre em contato e converse com um de nossos consultores.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-