Confira a importância da ergonomia no ambiente industrial
Um tema ao qual muitas vezes se dá pouca atenção é a ergonomia na indústria. Muitas doenças decorrentes da atividade de trabalho podem ser resultantes da má postura. O tema é tão relevante que tornou-se assunto para que o Ministério do Trabalho criasse uma norma para atendê-lo. Assim, as empresas contam com diretrizes legais a respeito de como agir.
Estamos falando da NR17, que aborda sobre parâmetros que podem ser aplicados para adequar o ambiente de trabalho não só para que o trabalhador se torne produtivo, mas para que tenha segurança, conforto e bem-estar enquanto produz. Lembre-se de que cada ambiente é único e tem seus riscos específicos, e por isso é importante realizar uma avaliação individual.
Quer conhecer os benefícios que uma boa ergonomia no trabalho proporciona a todos na empresa? Acompanhe abaixo nossa lista com os principais.
Redução de acidentes de trabalho
Uma doença de coluna, por exemplo, decorrente da má ergonomia, pode resultar em um afastamento do colaborador, custos com substituições ou, até mesmo, processos trabalhistas. Além disso, dependendo da condição de trabalho, o profissional pode ficar mais exposto a acidentes. Lembre-se de que esse tipo de ocorrência impacta os aspectos financeiros, legais e organizacionais da empresa como um todo. Cuidar da ergonomia é a forma mais inteligente e eficaz de evitar tais ocorrências.
Aumento na produtividade
Se considerarmos a produção manual como exemplo, podemos considerar que o colaborador em uma posição confortável torna-se mais produtivo. A longo prazo, tal condição se apresenta ainda mais verdadeira, pois quem dispõe de boa saúde e não sente dores tem mais energia e condições para produzir. Portanto, se você deseja produtividade, ofereça requisitos físicos para que ela aconteça. Assim, você terá o respaldo para cobrar melhores resultados.
Melhora da imagem da empresa
Uma empresa que se preocupa com as pessoas que nela trabalham pode ter facilidade em conquistar novos clientes e parceiros. Isso porque a tendência é o fator humano ser valorizado. Assim, quanto mais uma companhia adere a essa premissa, é normal que ela tenha acesso a oportunidades interessantes, que ajudarão no seu desenvolvimento. Lembre-se de que temas como sustentabilidade e segurança no trabalho estão em alta no mercado atual. E isso é bom tanto para a empresa quanto para os colaboradores.
Conformidade com a lei
Quando você aplica as medidas necessárias para melhorar a ergonomia durante o trabalho, você está de acordo com a lei. Isso significa que não é necessário se preocupar, pelo menos com relação a isso, com possíveis fiscalizações. Afinal, existem premissas legais que tratam desse tema, e não cumpri-las significa estar em inconformidade. Tal questão, quando identificada, expõe a empresa a uma série de medidas legais.
De modo geral, podemos considerar que a saúde dos colaboradores também é responsabilidade da empresa sob alguns aspectos. A ergonomia na indústria é um deles. Não cuidar dessa questão sujeita a instituição a multas e punições legais por não cumprir as normas de segurança e deixa as pessoas expostas a acidentes e doenças trabalhistas. Conscientizar a todos quanto ao uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), por exemplo, pode ser o primeiro passo.
Se este artigo foi útil para você, não deixe de compartilhá-lo e suas redes sociais.