Telhados
Nunca será demais enfatizar: a proteção coletiva (guarda-corpos, escadas, grades contra quedas para claraboias ou painéis translúcidos do telhado etc.) deve sempre ter prioridade sobre a proteção individual (cordas salva-vidas, uso de cinturões etc.). A proteção coletiva permite proteger simultaneamente todos os trabalhadores do perímetro, uma vez instalada na área de risco. Enquanto a proteção individual só permitirá a fixação das pessoas equipadas e acopladas ao sistema de travamento de queda no local, de acordo com as normas em vigor.
Os telhados são fonte de muitos riscos, sejam planos, sejam inclinados. Um dos mais conhecidos e facilmente identificados é o risco de queda da beirada do telhado. Atenção especial deve ser dada também aos telhados “frágeis”, ou seja, aqueles cujos materiais não são suficientemente resistentes e sobre os quais as pessoas não podem andar.
Os telhados não são exceção à regra de segurança e devem ser equipados com uma solução de proteção contra quedas adequada para proteger eficazmente qualquer operador contra o risco de queda em altura.
A escolha da solução de proteção contra quedas adequada será feita em função do número de usuários, da frequência de intervenção, da configuração e da estrutura da cobertura a ser protegida.
Caso você tenha alguma questão ou dúvida sobre esse assunto, não hesite em nos contatar, teremos o maior prazer em visitá-lo.