Validade do EPI x CA: entenda quais são as diferenças!

3 minutos para ler

Usar equipamentos de proteção é fundamental para a segurança do trabalho. Além disso, é importante que eles estejam em plenas condições de uso. É nesse momento que muitos se perguntam a diferença entre a validade do EPI x CA.

É comum confundir esses conceitos no momento de comprar o EPI e distribuir aos empregados, mas eles são diferentes e dizem respeito a dois momentos: compra e utilização do equipamento.

Neste texto, mostraremos o que é o CA, a validade do EPI e a diferença entre eles. Confira e saiba como utilizar de forma correta os equipamentos!

O que é o Certificado de Aprovação?

O Certificado de Aprovação (CA) do EPI é uma garantia concedida ao equipamento de proteção que passou por todos os testes de qualidade e foi aprovado conforme a Norma Regulamentadora (NR) 6, mais especificamente do seu item 6.2.

O CA do EPI é emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), depois de ser verificado os laudos que atestem todas as características do equipamento e os resultados dos testes, que são feitos por laboratórios credenciados.

O CA é fundamental para demonstrar que o EPI passou por todos os testes de qualidade requisitados pelas Normas Regulamentadoras e está em plenas condições de uso, garantia a segurança do trabalhador.

Essa certificação de aprovação possui um prazo de validade, que diz respeito à possibilidade de venda dentro do território nacional. Ou seja, os EPIs que estão de acordo com essa data limite, podem ser comercializados no Brasil.

Qual a validade do EPI?

A validade do EPI é um prazo utilizado para demonstrar qual o tempo em que o equipamento está propício para o uso de forma adequada, conservando todas as suas qualidades.

Esse prazo não é padronizado, sendo o fabricante quem o estipula conforme o tipo de equipamento, sua utilização e os testes realizados para determinar sua vida útil.

Para não confundir o conceito de validade do EPI x CA, mostraremos agora a diferença entre eles e a importância de seguir essas datas para proteger os trabalhadores e cumprir a legislação.

Qual diferença entre a validade do EPI x CA?

Basicamente, na prática o EPI tem dois prazos de validade distintos: um do CA e outro do próprio equipamento. Ambos devem ser seguidos para garantir a integridade física do trabalhador.

Podemos dividir esse prazo em dois momentos: na hora da compra do equipamento e na utilização do EPI, pois cada um se aplica a uma etapa.

Você deve observar o prazo do CA no momento da compra, pois se estiver fora da validade, a comercialização não pode ser feita e, portanto, o EPI não está apto para o uso.

Depois de comprar o equipamento dentro do prazo do CA, é preciso cumprir a validade que o fabricante estipulou para o EPI, isso demonstra que ele continua em boas condições e protegerá o trabalhador de acordo com as especificações.

Não se esqueça de que, além de saber a diferença entre validade do EPI x CA é fundamental seguir esses prazos para garantir a integridade física dos trabalhadores e cumprir as NRs sobre o assunto, mantendo a empresa regular e com segurança.

Gostou deste post? Que tal compartilhá-lo nas redes sociais para informar mais pessoas sobre a importância da validade do EPI e do CA?

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-