O que é inventário de risco e qual sua importância? Entenda
Nos últimos anos, o governo brasileiro está reformulando as Normas Regulamentadoras (NRs) — conjunto de documentos responsável por dar as diretrizes acerca das práticas de SST exigidas. Uma das NRs que foi reformulada é a nº 01, sendo que novos documentos e processos passaram a ser exigidos das empresas.
A nova NR nº 01 exige que as organizações elaborem o PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), no qual deve ser incluído um inventário de risco. Mas você sabe o que é o inventário de risco e como ele deve ser elaborado? Entende qual a importância desse documento? Se não, está na hora de descobrir!
Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o inventário de risco!
O que é o inventário de risco?
O inventário de risco é, portanto, uma parte do Programa de Gerenciamento de Riscos de uma empresa, sendo uma exigência da NR nº 01. Ele consiste em um documento no qual você deve cadastrar todos os riscos que estão presentes no ambiente de trabalho, incluindo o nível de exposição para cada um deles.
Portanto, para elaborá-lo, deve ser caracterizado cada ambiente de trabalho da empresa, assim como cada uma das funções e cargos assumidos pelos colaboradores e atividades realizadas em cada um deles. Também é necessário descrever os riscos envolvidos nas atividades e os cargos que estão submetidos a eles.
Esses riscos envolvem:
- riscos de acidentes (quedas de mercadorias, queda do colaborador, acidentes com máquinas e outros);
- riscos de adoecimentos;
- agentes aos quais o trabalhador está exposto (incluindo químicos, biológicos e outros);
- avaliação ergonômica da atividade.
Qual a diferença entre inventário de risco e matriz de risco?
Uma dúvida comum quando se fala em inventário de riscos é a diferença entre esse documento e a matriz de riscos, um outro tipo de documento de SST.
Para entender a diferença entre eles, é importante que você saiba que o inventário é um levantamento completo de todos os riscos de determinada atividade. Ou seja, ele é como uma lista, no qual todos os riscos são inseridos.
Já a matriz de risco é um esquema que demonstra o nível de exposição ou de risco para cada elemento aversivo no ambiente de trabalho. Dessa forma, ela funciona como um quadro no qual você identifica a gravidade de cada risco em determinada atividade.
Eles podem estar conectados, uma vez que o PGR exige que o inventário contenha o nível de gravidade de cada risco. Porém, a matriz de risco é um documento exigido pela NR nº 03, enquanto o inventário está descrito na NR nº 01.
Qual a importância do inventário de risco?
O inventário de risco é um documento extremamente importante par qualquer empresa, principalmente por descrever quais são os principais riscos aos quais os colaboradores estão sujeitos no ambiente de trabalho.
Veja agora alguns dos benefícios da criação de um inventário de riscos de qualidade:
- permite a identificação de todos os riscos para cada cargo e atividade realizada na empresa;
- é a base para a criação do plano de ação e desenvolvimento de estratégias de proteção dos trabalhadores;
- permite a intervenção para a redução dos índices de adoecimento e acidentes de trabalho;
- faz parte das exigências legais para a sua empesa, evitando problemas legais.
Como você pode perceber, o inventário de risco é um documento extremamente importante para as organizações, trazendo benefícios para o negócio e os trabalhadores. Portanto, aproveite as dicas e comece, agora mesmo, a fazer um levantamento de riscos dentro de sua empresa!
Quer receber mais conteúdos de qualidade diretamente em seu e-mail? Então assine a newsletter da Delta Plus agora mesmo!