Saiba quais são os maiores riscos da falta de EPIs na sua empresa

3 minutos para ler

Você sabe quais prejuízos a falta de EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais) pode trazer à sua empresa? Eles consistem em equipamentos usados pelo colaborador a fim de protegê-lo de condições ambientais específicas e ajudam a resguardar a integridade física do colaborador.

Por essa razão, podemos afirmar também que a sua ausência pode trazer grandes riscos. Negligenciá-los significa deixar o colaborador desprotegido, à mercê de possíveis acidentes decorrentes da função. Se pensarmos que tais situações podem ser facilmente evitadas pelo uso do equipamento, isso fica ainda mais evidente.

Quer entender melhor as consequências do não uso de EPIs? Veja, a seguir, algumas situações.

Aumento do índice de acidentes

Os acidentes de trabalho trazem prejuízos tanto para o colaborador quanto para a empresa. O primeiro é afetado porque pode ficar com sequelas, que vão interferir para sempre em sua vida profissional e pessoal. A segunda é atingida porque acaba tendo que arcar com os custos de processos e de ações trabalhistas. Se constatada a negligência pela falta do EPI, as consequências podem incluir até sanções penais previstas para tal situação.

Comprometimento da saúde e da segurança dos colaboradores

Um colaborador saudável trabalha feliz e motivado e, portanto, torna-se mais produtivo. Ainda que não ocorra um acidente, a falta do EPI pode levar as pessoas a desenvolverem doenças em decorrência da função. Isso gera afastamentos, licenças, problemas psicológicos e baixa produtividade. A melhor prevenção é o uso dos equipamentos.

Falta de proteção

Não subestime o poder de proteção dos EPIs. Trata-se de equipamentos que realmente protegem o colaborador de acidentes. São pequenos gestos que fazem toda a diferença no montante. Um profissional sem EPI é uma pessoa desprotegida em meio a um ambiente que traz riscos constantes — e, certamente, não é isso que você quer para a sua empresa.

Problemas com a legislação

Existem NRs (Normas Regulamentadoras) que tratam da obrigatoriedade do uso de EPIs para cada função específica. Quando você não as cumpre, está em desacordo com a legislação. Além disso, as sanções penais podem vir mesmo que não ocorra nenhum acidente. Só o fato de ser constatada, durante uma fiscalização, a ausência dos equipamentos, já é suficiente para a aplicação de multas e de outras penalidades.

Prejuízos à imagem da empresa

Você já parou para pensar na “fama” de uma empresa na qual ocorrem muitos acidentes de trabalho? A leitura é que ela não se importa com a saúde dos seus colaboradores. Atualmente, a imagem da empresa é importantíssima na hora de fechar bons negócios e firmar parcerias produtivas. E, sim, o fator humano é a cada dia mais valorizado no meio corporativo. Dessa forma, não utilizar EPIs pode prejudicar o desenvolvimento e os resultados da sua companhia em longo prazo.

A falta de EPI pode acontecer por distrações, negligências ou mesmo pela ausência de supervisão, uma vez que a empresa é responsável pelo fornecimento, e o colaborador, pelo uso correto. Mas, para isso, uma conscientização e uma supervisão devem ocorrer.

Gostou do artigo? Curta a nossa página no Facebook e tenha acesso a outros conteúdos similares.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-