EPI para mineração: confira os essenciais para esse tipo de trabalho

3 minutos para ler

A atividade de mineração é toda aquela que se destina à extração de recursos minerais da natureza, seja em minas subterrâneas, seja em minas a céu aberto. Apesar dos inúmeros avanços, a atividade mineira tem particularidades que, por sua natureza, oferecem riscos próprios à segurança e à saúde do trabalhador. Por isso, as empresas têm a obrigatoriedade de fornecer o EPI para mineração.

Além disso, a Norma Regulamentadora 22 (NR 22) estabelece uma série de procedimentos e medidas que devem ser observados por todos os envolvidos (empresas e colaboradores) no processo de extração mineral, com vistas à diminuição dos riscos do ambiente de trabalho.

Você sabe quais são os riscos existentes neste local e quais são os EPI’s mais indicados? Confira abaixo.

Conheça os riscos presentes na mineração

Dentre os riscos presentes na atividade mineira, podemos citar:

  • as possibilidades de desmoronamento, desabamento e inundações;
  • os baixos índices de oxigênio, a depender do local;
  • a possibilidade de inalação de pó e poeira;
  • os riscos decorrentes do manuseio de equipamentos, maquinários e veículos;
  • o risco decorrente do uso de eletricidade;
  • os riscos ergométricos;
  • os riscos inerentes ao trabalho em altura e espaços confinados;
  • os riscos de incêndios e explosões.

Cabe ressaltar que esses são apenas alguns dos perigos aos quais o trabalhador está submetido. Por isso, o uso dos equipamentos de proteção individual adequados é indispensável.

Confira os EPIs para mineração

O fornecimento e o uso dos EPIs estão descritos na Norma Regulamentadora 6 (NR 6). Segundo a referida norma, cabe ao empregador fornecer ao colaborador os equipamentos adequados contra os riscos existentes no ambiente de trabalho.

Na atividade de extração mineral, não é diferente. Alguns dispositivos de segurança são de uso obrigatório. Confira, a seguir, uma lista de EPI para mineração!

1. Capacete

O uso do capacete é indispensável ao exercício das atividades de extração minerária. O equipamento tem como função proteger a cabeça dos trabalhadores contra impactos e choques elétricos.

2. Óculos de proteção

Os óculos têm como finalidade conferir proteção ao olhos do trabalhador contra partículas volantes (poeira, estilhaços, pedras etc.), luminosidade intensa, radiação ultravioleta e/ou infravermelha e respingos de produtos químicos.

No caso das atividades em minas, seu uso é obrigatório em razão da presença das partículas volantes, isso é, das partículas oriundas do próprio trabalho do mineiro.

3. Protetor auditivo

Muitas das máquinas utilizadas na extração de recursos minerais produzem ruídos elevados. A exposição do trabalhador a níveis de ruídos superiores aos limites estabelecidos nos anexos I e II da NR 15 pode prejudicar sua audição, ocasionando, até mesmo, a perda auditiva induzida por ruído (PAIR).

4. Respiradores

Os respiradores são extremamente importantes para o desempenho de atividades de mineração. Eles têm como finalidade evitar que o trabalhador inale partículas presentes no ar — por exemplo, poeira e pó de minério.

Vale lembrar que, além dos equipamentos listados acima, existem vários outros que são de uso obrigatório, tais como luvas, camisas com faixas reflexivas, cinturões e calçados de segurança. Na hora de escolher o EPI para mineração, é importante verificar se o dispositivo tem o Certificado de Aprovação do MTE e, claro, levar em consideração os riscos presentes no ambiente.

Quer ficar por dentro de outros assuntos relacionados à segurança do trabalho? Assine nossa newsletter!

Você também pode gostar

Um comentário em “EPI para mineração: confira os essenciais para esse tipo de trabalho

Deixe uma resposta

-