Entenda a importância dos óculos de proteção e comece a utilizar na sua empresa

4 minutos para ler

Dentre os vários equipamentos de segurança individual exigidos pela legislação, os óculos de proteção representam um dos que são mais negligenciados por colaboradores e empregadores. Entretanto, esse dispositivo é muito mais do que um simples acessório, pois ele protege uma das áreas mais sensíveis do corpo: os olhos.

Dessa forma, os óculos de segurança têm um papel fundamental em diversas atividades profissionais, já que auxiliam a prevenir acidentes e doenças ocupacionais. Vale lembrar que, ao não utilizar esse equipamento, o trabalhador corre o risco de perder total ou parcialmente a sua visão, caso algo aconteça.

Continue a leitura deste texto e descubra um pouco mais sobre a importância desse equipamento.

Qual é a importância dos óculos de proteção?

Durante a sua jornada de trabalho, um colaborador pode estar sujeito a diversos riscos ou elementos que podem prejudicar a sua visão. Por isso, é fundamental que ele utilize os óculos de proteção durante suas atividades, pois, dessa forma, ele conseguirá prevenir possíveis acidentes e a ocorrência de doenças ocupacionais.

Vale lembrar que muitas lesões acontecem a longo prazo. Sendo assim, dependendo de qual atividade exerce, é necessário que o colaborador utilize constantemente esse EPI durante suas atividades profissionais.

O que diz a norma ANSI Z87.1-2015?

Para garantir um padrão mínimo de segurança e de qualidade, foram desenvolvidas diversas normas que determinam as diretrizes que deverão ser seguidas por fabricantes, colaboradores e empregadores. Como, no Brasil, não existe uma regra específica para a produção de óculos de segurança, é utilizada, em nosso país, a norma americana ANSI Z87.1-2015.

Esse regulamento estabelece quais são os critérios que deverão ser empregados na escolha dos óculos de segurança, como eles devem ser usados, a forma correta de produção e os parâmetros mínimos de resistência. Além disso, a norma de 2015 organiza os diferentes tipos de equipamentos de proteção ocular pelo risco que neutralizam.

Quais tipos de trabalhos necessitam desse EPI?

Pelo fato de os olhos serem bastante sensíveis, existe uma grande diversidade de profissões em que os colaboradores são expostos a condições de insalubridade. É possível que a visão seja prejudicada, caso haja um contato, constante ou não, com gases tóxicos, excesso de poeira, radiação, temperaturas elevadas, dentre outros riscos.

Por isso, trabalhadores da construção civil, da indústria e da área de marcenaria são alguns dos mais afetados. Além disso, os profissionais que manipulam materiais orgânicos, os quais podem estar contaminados com agentes patológicos, também necessitam da proteção desse equipamento.

Quais riscos os óculos de segurança previnem?

De acordo com a Previdência Social, ocorreram, no Brasil, no ano de 2011, cerca de 5 mil acidentes oculares no ambiente de trabalho. Entretanto, esse índice poderia ser menor, pois 98% desses acidentes poderiam ser evitados. Assim, os óculos de proteção têm um papel fundamental na segurança do trabalho, pois previnem acidentes e suavizam os efeitos do contato prolongado com agentes nocivos.

Dependendo da atividade que exerce, o trabalhador estará sujeito a diversas substâncias que poderão ser nocivas à sua visão, as quais têm o seu risco minimizado caso ele use os óculos de segurança adequados.

Quais são os tipos de óculos de proteção?

Para garantir a segurança durante sua jornada de trabalho, o colaborador deverá usar um equipamento que seja adequado à atividade exercida. Afinal, para cada situação, existe um EPI que consegue minimizar os principais riscos. Com os óculos de segurança, não seria diferente, pois existem vários modelos para as mais diversas situações.

Assim, é necessário conhecer os riscos existentes para poder escolher os óculos de proteção mais adequados. Caso você queira saber mais um pouco sobre os diversos modelos existentes, conheça a nossa linha de produtos. Até a próxima!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-