Quais são os custos dos acidentes de trabalho? Saiba!

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Proteger os colaboradores contra acidentes e adoecimentos no local de trabalho é um dever de toda empresa. Isso é uma obrigação legal, que precisa neutralizar os riscos e investir em estratégias de saúde e segurança para cumprir o que é exigido pela legislação e, com isso, evitar multas e punições por parte do fisco.

Porém, para além de um dever legal, também é importante lembrar que os acidentes de trabalho podem trazer outros prejuízos para o negócio e os colaboradores. Afinal, eles colocam a saúde e integridade física dos trabalhadores em risco, além de poderem levar ao desenvolvimento de doenças mentais. Para a empresa, há prejuízos no que se refere ao clima organizacional, motivação do time, atração e retenção de talentos e custos financeiros.

Quer saber mais sobre os custos dos acidentes de trabalho e a importância de adotar estratégias para reduzi-los? Então, continue a leitura e descubra!

Afinal, o que são e quais os tipos de acidentes de trabalho?

Acidente de trabalho é todo aquele que ocorre devido à atividade realizada pelo trabalhador. Dessa forma, um problema com uma máquina durante a produção de uma mercadoria, por exemplo, é considerado um acidente de trabalho.

Aqui, vale lembrar que existem diversos tipos de acidentes de trabalho, que podem ocorrer nas mais diversas circunstâncias. Um caminhoneiro que se acidenta na estrada, um trabalhador que sofre um acidente no fretado contratado pela empresa ou um funcionário que desenvolve LER ou DORT também podem ser considerados como trabalhadores acidentados.

Os principais tipos de acidentes de trabalho são:

  • acidente típico;
  • doença do trabalho;
  • acidente agravante;
  • sabotagem;
  • acidente de trajeto.

Quais são os custos dos acidentes de trabalho?

Os acidentes, além dos diversos prejuízos que podem trazer para a empresa, geram uma série de custos, que podem ser diretos ou indiretos. Os principais custos do acidente de trabalho são:

  • auxílio-acidente ou auxílio-doença;
  • internação e tratamento médico do trabalhador acidentado;
  • reparo da máquina ou local no qual ocorreu o acidente;
  • contratação de trabalhador para substituir o acidentado;
  • custos legais, quando há negligência;
  • perícia e contratação de outros profissionais, caso necessário.

Ainda, é importante destacar que, além dos custos do acidente, ele causa impacto no ambiente organizacional e no time do qual o colaborador acidentado faz parte. Dessa forma, podem existir perdas financeiras devido ao atraso em projetos ou redução da produtividade da equipe.

Qual a importância da gestão de EPIs para reduzir os acidentes?

Como você pode perceber, é essencial investir em meios de reduzir os índices de acidentes de trabalho na empresa. Para isso, há diversas estratégias que podem ser adotadas, sendo a gestão de EPIs uma delas.

A gestão de EPIs inclui a identificação dos equipamentos adequados e compra de itens de qualidade para o time. Além disso, há a necessidade de substituição sempre que o equipamento apresentar defeito ou perder a validade.

Dessa forma, esse processo é capaz de reduzir o índice de acidentes de trabalho, uma vez que o EPI neutraliza uma série de riscos. Mesmo quando há algum acidente, o equipamento de proteção reduz a gravidade das consequências, minimizando impactos negativos e os custos para a empresa.

Com este artigo, você descobriu quais são os custos dos acidentes de trabalho e como é importante buscar meios para reduzi-los. Também entendeu os principais tipos de acidentes e viu como esse conceito é abrangente. Como você pode perceber, os acidentes são um grande problema para a companhia e colaboradores, e investir em processos de SST eficientes, como a gestão de EPIs, é essencial para combatê-los.

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