Quando é necessário trocar a cinta ergonômica? Confira
Quem atua em atividades que exigem o carregamento de peso está sujeito a riscos de lesão ou machucados na coluna vertebral ou membros. Afinal, o trabalhador precisa fazer força repetidamente, várias vezes por dia e, caso faça isso de forma equivocada, pode se machucar ou desenvolver lesões ao longo do tempo. Para garantir a proteção desse profissional, um dos equipamentos que podem ser utilizados é a cinta ergonômica.
A cinta ergonômica é uma vestimenta usada na base da coluna vertebral (lombar) do trabalhador, de forma a proteger essa região. Ela deve ser usada por profissionais que trabalham com o levantamento ou carregamento de peso, atividades nas quais os músculos e ossos dessa região ficam sobrecarregados.
Entenda, agora, quais as principais características e funções da cinta ergonômica e quando é necessário trocá-la.
Qual a função da cinta ergonômica?
A cinta ergonômica apresenta uma série de funções, garantindo a maior proteção do trabalhador. Em primeiro lugar, ela auxilia na imobilização de certas partes do corpo, o que propicia a postura correta do trabalhador enquanto realiza as atividades, reduzindo as chances de lesão por movimento equivocado.
Porém, além de imobilizar, a cinta ergonômica também ajuda na redução da pressão colocada sobre a coluna. Afinal, ela é capaz de absorver uma parte da tensão na lombar quando o trabalhador levantar ou carregar algum peso, reduzindo o impacto nos músculos e ossos da região e, com isso, protegendo o profissional.
Quando trocar a cinta ergonômica?
Como você pode perceber, a cinta ergonômica é um equipamento muito importante para a proteção dos trabalhadores que atuam com o carregamento de peso, evitando que eles se machuquem ou desenvolvam lesões ao longo do tempo. Dessa forma, é essencial garantir que ela esteja em bom estado e em perfeito funcionamento para que, efetivamente, realize o seu papel.
Dessa forma, trocar a cinta sempre que necessário é essencial para que ela atue de forma correta e garanta a real proteção do seu time. Mas você sabe quando ela deve ser substituída?
Aqui, vale destacar que a cinta ergonômica não tem um prazo de validade pré-determinado. Afinal, por ser uma tipo de vestimenta, pode ser usada até que se observem os primeiros sinais de desgaste. Isso exige controle e olhar atento, tanto dos profissionais responsáveis pela segurança do trabalho quanto por parte dos trabalhadores que utilizam o produto.
O tempo para a troca da cinta ergonômica depende, portanto, de diversos fatores, como frequência de uso e tipo de atividade. Além disso, qualquer sinal de desgaste ou desconforto para o trabalhador exige a substituição do produto, garantindo que ele vai proteger os trabalhadores e promover a saúde de cada um deles.
Como vimos ao longo do post, a cinta ergonômica é um equipamento essencial para os trabalhadores que atuam com levantamento e carregamento de peso. Dessa forma, eles não sofrerão com acidentes e lesões ao longo do tempo. Porém, para que ela proteja a equipe, é essencial que esteja em boas condições de uso. Portanto, sempre que observar qualquer sinal de desgaste, substitua a cinta ergonômica por uma mais nova e disponibilize-a ao trabalhador.
Ficou com alguma dúvida? Então, aproveite o espaço abaixo e deixe um comentário!