O que significa biossegurança e quais os seus objetivos?

4 minutos para ler

A biossegurança é uma área central para a saúde e segurança do trabalho. Afinal, ela se refere a todos os procedimentos que têm como objetivo garantir a saúde de espécies vivas, incluindo os seres humanos, animais e vegetais.

Mas você sabe exatamente o que significa biossegurança e o que a Anvisa diz sobre isso? Entende quais são os objetivos da biossegurança e como colocar esse conceito em prática dentro da sua empresa? Se não, está na hora de descobrir!

Continue a leitura e entenda mais sobre esse conceito e sua importância!

O que significa biossegurança?

Para entender o que significa biossegurança, é essencial que você saiba o que os órgãos regulamentadores dizem sobre o assunto. A Anvisa — Agência Nacional de Vigilância Sanitária — é uma das principais responsáveis pela determinação dos procedimentos de biossegurança que devem ser adotados pela empresa. Dessa forma, ela define esse conceito como:

“Condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente.”

Portanto, biossegurança é uma área que tem como objetivo reduzir os riscos e ameaças às espécies vivas, tanto no que se refere ao trabalho quanto ao consumo. Ou seja, ela inclui a proteção de trabalhadores e clientes da empresa, assim como a sociedade ao redor do seu local de atuação e as espécies animais e vegetais nativas.

Quais são os objetivos da biossegurança?

A implementação de estratégias de biossegurança tem alguns objetivos específicos. Os principais deles são:

  • reduzir os riscos de contaminação para os trabalhadores;
  • diminuir os riscos de contaminação para os clientes e consumidores;
  • preservar as espécies nativas e o meio ambiente;
  • melhorar a saúde da população;
  • baixar os índices de acidentes de trabalho;
  • minimizar o desenvolvimento de doenças ocupacionais.

Qual a importância da biossegurança?

A biossegurança, como você pode perceber, é um conjunto de procedimentos extremamente importantes, tanto para as empresas quanto para a sociedade como um todo. Isso porque evita a contaminação de colaboradores e outros indivíduos e contribui para a preservação do meio ambiente de forma geral.

Para que você entenda melhor a importância de colocar esse conceito em prática, imagine uma empresa que trabalha com a produção de alimentos. Os trabalhadores precisam usar equipamentos de proteção, como respiradores, tanto para evitar a contaminação do produto que vai chegar até o consumidor final quanto para evitar a inalação de partículas contaminantes, evitando o seu próprio adoecimento.

Em tempos de Covid-19, isso se torna ainda mais importante. Afinal, há um vírus em circulação, sendo que o uso de máscaras e respiradores é uma das melhores formas de se proteger contra a contaminação. Dessa forma, adotar procedimentos de biossegurança específicos para o combate ao coronavírus é essencial para proteger os colaboradores e evitar a perpetuação dessa doença.

Com este artigo, você descobriu o que significa biossegurança e quais são seus objetivos e importância. Vale destacar que esse conceito é essencial para todas as atividades, principalmente devido ao surgimento do coronavírus. Afinal, quando você adota estratégias eficientes de biossegurança, além de evitar uma série de contaminações e adoecimentos, você também protege os colaboradores contra a Covid-19.

Gostou do artigo? Quer continuar acompanhando as novas notícias do nosso blog? Então siga a Delta Plus no Facebook.

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-