Como garantir a segurança do trabalho em home office? Saiba!

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O trabalho home office já era uma tendência mas, nos últimos anos, principalmente após a necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia de Covid-19, ele se tornou ainda mais popular. Porém, apesar dos diversos benefícios que essa modalidade de trabalho traz para a empresa e colaboradores, ainda há alguns desafios que precisam ser enfrentados.

Um deles é a garantia da segurança do trabalho em home office. Afinal, manter a saúde e segurança do trabalho é uma das obrigações éticas e legais que as empresas estabelecem com os seus colaboradores, independentemente de eles estarem ou não de forma presencial.

Quer saber como garantir a segurança do trabalho em home office? Então, veja as nossas dicas de ouro sobre o assunto!

O que é segurança do trabalho?

Segurança do trabalho é um conceito que envolve a proteção dos colaboradores de uma empresa. Ele tem como objetivo a identificação dos principais riscos aos quais eles estão sujeitos e, a partir disso, criação de uma política específica para eliminá-los e minimizá-los. Dessa forma, você é capaz de evitar acidentes e adoecimentos dos colaboradores por razões laborais.

Qual a importância de garantir a segurança do trabalho em home office?

Quando se fala em segurança do trabalho em home office, podemos pensar em uma série de questões que podem surgir.

Trabalhadores que passam o dia em cadeiras não ergonômicas ou trabalhando com postura inadequada, por exemplo, podem adoecer no futuro. Além disso, pode ser que o estresse e a sobrecarga do dia a dia também gerem doenças ocupacionais, assim como o movimento repetitivo da digitação pode desencadear a LER ou DORT posteriormente.

Dessa forma, a segurança do trabalho em home office é essencial para o time e a empresa. Além de proteger a equipe em relação a essas situações adversas, evitando adoecimentos e acidentes gerados pelo trabalho, também é uma forma de garantir que a empresa cumpre com as suas obrigações legais com os colaboradores.

Com isso, você reduz os índices de adoecimento e acidentes e garante uma equipe mais motivada e produtiva!

Quais as melhores estratégias para a segurança do trabalho em home office?

Agora você já sabe o que é segurança do trabalho e a importância desse conceito mesmo com os colaboradores em home office. Veja quais são as principais estratégias que podem ajudar você nesse aspecto:

  • forneça equipamentos adequados e ergonômicos de trabalho para a equipe, como mesas e cadeiras;
  • forneça computadores de qualidade a garanta uma conexão adequada para que os colaboradores não se sintam sobrecarregados e estressados devido à ausência de meios de trabalho;
  • converse com a equipe para entender quais são os principais problemas de saúde e segurança do trabalho observados no dia a dia;
  • garanta uma comunicação eficiente, mesmo com a distância física;
  • forneça EPIs de qualidade sempre que necessário;
  • ofereça capacitações em segurança do trabalho para os colaboradores.

Como você percebeu, mesmo que os colaboradores não atuem na sede da empresa, é essencial garantir a saúde e segurança do seu time. Portanto, aproveite as nossas dicas para começar, agora mesmo, a criar uma política de segurança para a sua equipe. Afinal, garantir a segurança do trabalho em home office pode trazer uma série de benefícios, tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

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