O que é imunização ocupacional e qual sua importância?

3 minutos para ler

Existem várias doenças que podem ser prevenidas com vacinas. Esse é o caso da gripe, algumas formas de hepatite, febre amarela, meningite, entre tantas outras que podem acometer os colaboradores da sua empresa.

O SUS oferece diversas vacinas para a população em geral. Porém, devido ao horário de trabalho, ou até mesmo por falta de atenção, as pessoas podem acabar se esquecendo de ir até o posto de saúde se vacinar, mantendo o cartão delas desatualizado. É aí que a imunização ocupacional ocupa um lugar de destaque, tanto para a sua empresa quanto para a sociedade.

Quer saber o que é e como implementar a imunização ocupacional na sua empresa? Então continue a leitura e descubra!

O que é a imunização ocupacional?

A imunização ocupacional é o processo de oferecer vacinas para os colaboradores da sua organização. Você pode promover uma série de campanhas de vacinação dentro da empresa, incluindo vacinas da gripe, febre amarela, hepatite A e B, entre outras.

Qual a importância da imunização ocupacional?

A imunização ocupacional é extremamente importante para a empresa, os colaboradores e a sociedade como um todo. Isso porque, com ela, você é capaz de ajudar a sua equipe a manter o cartão de vacina em dia, garantindo a proteção do time contra uma série de doenças.

Dessa forma, a sua equipe adoece menos e se mantém protegida. Os colaboradores aproveitam as boas condições de saúde e bem-estar que isso pode trazer, enquanto que a empresa ganha por reduzir o número de afastamentos e o absenteísmo por doenças.

Para a sociedade, a imunização ocupacional pode ser uma grande aliada. Afinal, muitos colaboradores trabalham no horário no qual os postos de saúde estão abertos. Dessa forma, eles não conseguem se vacinar nas campanhas promovidas pelo SUS, o que pode comprometer a saúde de todos ao redor.

Com a imunização ocupacional, os seus colaboradores têm a oportunidade de se vacinarem, mantendo o cartão de vacina em dia e evitando que doenças já erradicadas voltem a se espalhar pela sociedade.

Como colocar a imunização ocupacional em prática?

Diante da importância desse processo, é hora de entender como colocar a imunização ocupacional em prática dentro da sua empresa. Veja algumas dicas de ouro para isso:

  • identifique quais são as vacinas que podem ser aplicadas nos seus colaboradores;
  • entre em contato com uma consultoria especializada para contratar profissionais adequados;
  • conscientize a sua equipe sobre a importância da imunização;
  • marque um dia para realizar a campanha de vacinação dentro da empresa;
  • peça que os seus colaboradores levem o cartão de vacina e realize a campanha.

Como você pode perceber, a imunização ocupacional é uma grande aliada na prevenção de doenças no seu time. Afinal, muitos dos atestados podem ser evitados, uma vez que as vacinas podem impedir que os colaboradores contraiam doenças, como é o caso da gripe. Portanto, aproveite as nossas dicas e comece, agora mesmo, a montar uma campanha de vacinação na sua empresa!

Quer ficar por dentro das novidades sobre saúde e segurança do trabalho no blog da Delta Plus? Então aproveite para curtir a nossa página no Facebook agora mesmo!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-