Qual a importância da sinalização para espaço confinado? Entenda

3 minutos para ler

Você conhece a importância da sinalização de espaço confinado? Por tratar-se de um tipo de ambiente que oferece riscos aos trabalhadores, há certas exigências para preservar a segurança. Existe, até mesmo, uma legislação específica: a NR33, uma norma regulamentadora instituída pelo Ministério do Trabalho que aborda sobre o tema.

A norma estabelece os requisitos mínimos para determinar o que pode ser considerado espaço confinado e as premissas para avaliação, monitoramento e controle dos riscos inerentes a cada um desses espaços. Vale lembrar que tal análise é individual, já que cada ambiente é único e traz seus próprios riscos, em maior ou menor grau.

Quer entender melhor a importância de sinalizar corretamente esses espaços? Continue a leitura abaixo.

Prevenção a acidentes

Um espaço confinado é aquele que apresenta restrições para entrada e saída e dificuldades de ventilação. Assim, há riscos de sufocamento ou contaminação, já que os agentes presentes no ar não são facilmente dissipados. Além disso, caso seja necessária uma evacuação imediata do local, ela pode ser prejudicada pelo próprio acesso à saída.

Em um espaço sinalizado, o trabalhador já se conscientiza de que está exposto a todos esses riscos e mantém a atenção redobrada. A sinalização pode indicar a necessidade de cautela, o uso obrigatório de certos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e as rotas de fuga em caso de emergência.

Segurança nas atividades

Embora os espaços confinados sejam considerados perigosos, muitas vezes não há a possibilidade de simplesmente não acessá-los. Eles representam galerias, tubulações, fornos, caldeiras, recipientes de tingimento, entre outros. Embora não sejam projetados para a ocupação humana, algum serviço de manutenção, por exemplo, pode se tornar necessário.

Entretanto, algumas atividades não devem ser realizadas no local. A presença de inflamáveis ou radioativos, por exemplo, restringe as possibilidades. É por isso que tais condições precisam se fazer conhecidas para todos a partir da correta sinalização. É necessário sempre partir do princípio que o trabalhador não conhece o local e seus riscos, precisando ser avisado.

Conformidade legal

Como dissemos, a sinalização de espaço confinado é exigida por lei. Assim, trata-se de algo que será cobrado em possíveis fiscalizações em sua empresa. Caso alguma inconformidade seja encontrada, você estará sujeito a multas e outras punições legais cabíveis, dependendo de cada caso. Além disso, é a segurança do seu colaborador que está em risco.

Quando acontece um acidente ou mesmo doença decorrente da função dentro da sua empresa, o responsável, de certa forma, também é você. A perícia vai avaliar o quanto você faz para que a segurança das pessoas seja preservada. Inconformidades, nessa situação, podem pesar ainda mais.

Como se pode ver, a sinalização de espaço confinado não isenta totalmente o local de acidentes, mas reduz consideravelmente os riscos, além de ser um respaldo legal no sentido de que a empresa está fazendo o que lhe cabe para garantir a segurança de colaboradores e prestadores de serviços. Sem contar que cuidar do fator humano é um importante ato de responsabilidade.

Quer entender as normas e equipamentos de sinalização para espaço confinado? Entre em contato conosco e conheça a nossa linha.

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-